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A cada ano a Black Friday ganha cada vez mais força no Brasil por ser uma das datas mais esperadas no ano pelos consumidores, que aprenderam a esperar pela oportunidades de ofertas para os produtos e serviços que desejam adquirir. 

Sabendo desse desejo de consumo o empresário precisa se preparar para aumentar suas vendas e atrair mais clientes. Sempre quando pensamos no evento de vendas muitos acreditam que as ações só funcionam na internet e deixam de aproveitar as oportunidades nas lojas físicas. Acontece que as lojas online conseguem comunicar de forma mais ampla e rápida para seu público suas ofertas, coisa que o Varejo convencional ainda não aprendeu a fazer.

O fato é que nessa data o cliente quer antes de mais nada uma única coisa DESCONTO, se sua empresa está disposta a oferecer então é hora de planejar algumas ações, conforme o roteiro abaixo:

Defina metas: Saber o que deseja alcançar é o primeiro passo, o que se espera dessa ação, além de dar desconto aos clientes? Meta de vendas, número de novos clientes, ticket médio….. são inúmeros os indicadores que podem ser conquistados;

Mix de Produtos: Defina quais mix ou categorias de produtos são estratégicos colocar desconto para atrair clientes para sua loja;

Fornecedores: Entre em contato com os fornecedores para verificar quais promoções ou condições eles prepararam para a data, lembre-se quem compra bem vende bem;

Precificação – Melhor que vender é trazer lucro para sua empresa, tenha claro as margens que cada produto trará para sua loja.

Preparar a Equipe – Ter uma equipe preparada e empenhada para a semana ou dia do evento faz toda a diferença, lembre-se o maior objetivo é atrair clientes, uma vez que ele esta lá uma equipe bem treinada tem a oportunidade de vender outros produtos ou serviços;

Registrar as Ações – Movimento gera movimento – divulgue nas redes sociais, WhatsApp, site, grupos, todos os canais de comunicação possíveis as ofertas e ações que prepararam aos clientes, de nada adianta fazer tudo que listamos acima se o cliente não esta sabendo.

Claro que o roteiro acima é apenas um norte para saber como começar os detalhes precisam ser ajustados com a sua realidade. Uma coisa muito importante é a honestidade em relação as ofertas apresentadas, cada vez mais o consumidor se torna informado e sabe identificar o que é real ou não, sendo assim se não consegue ser verdadeiro com as ofertas nem comece. Pense que esse cliente pode voltar outras vezes e trazer muito mais resultados para sua empresa.

Também vale algumas dicas aos consumidores que estão esperando essa data para comprar, vale destacar que é importante entender a real necessidade sobre a compra, evitar comprar por impulso.Algumas frases para refletir sobre se esse é o produto ou momento certo:

O que esse produto ou serviço vai proporcionar na minha vida?

Eu posso pagar por isso?

Eu preciso disso agora?

O que eu ganho com essa compra?

São 04 perguntas básicas para refletir e entender se a compra é uma oportunidade ou uma cilada. Black Friday uma data importante para o varejo brasileiro, vendedores e consumidores. 

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