Esse é o oitavo passo do processo dos Vendedores de Elite. Como será que você se sairá?
Muitos vendedores encerram a venda no momento em que o cliente diz sim e assina o contrato. Por esse motivo é que 80% dos profissionais em vendas vivem desesperados mês a mês para baterem a meta e sempre prospectar novos clientes. O que eles não entendem é que após o fechamento é que se inicia uma das fases mais importante da venda que é o pós-venda. Este processo pode ser chamado também de follow-up. Esse momento acontece após o cliente receber o que você prometeu para ele no momento em que ele decidiu comprar de você.
Muitas empresas deixam esse papel do pós venda para o SAC, ou um setor especifico, porém isso não funciona, pois quem vendeu sabe todo o histórico do cliente e precisou passar por todas as fases anteriores até chegarem no SIM dito pelo cliente. No pós venda, o vendedor sabe exatamente como foi a negociação e como era a expectativa do cliente. Ele precisa checar se tudo foi feito conforme o combinado. O problema é que muitos vendedores também evitam esse trabalho por medo de ouvir alguma reclamação e terem que resolver. Mas, cá entre nós, esse é o seu papel, afinal de contas o cliente confiou que você atenderia a necessidade dele. Portanto, enfrente os desafios e você ajudará a melhorar muito não só os seus resultados como os de toda a equipe.
Esse é o oitavo passo do processo de vendas. Quando seu cliente é atendido e principalmente as expectativas dele são superadas, você acaba o fidelizando, por meio do seu atendimento, marca e produto. A partir dessa fase o elo de relacionamento entre vocês será fortalecido, o que te levará para o próximo nível em que operam os vendedores de sucesso. Prepare-se e até o próximo post.
Priscila Guskuma