Então vamos lá, chegamos no esperado janeiro de 2021, muitas pessoas e empresas estavam aguardando essa virada de ano para tomar decisões, entrar em ação, iniciar novos projetos, muitas expectativas foram colocadas nesse novo ciclo e o que já é possível perceber são pessoas perdidas em seus planos não sabendo por onde começar.
Um dos grandes desafios das pessoas de forma geral é colocar seus planos no papel, geralmente dizem que sabem o que fazer e que está tudo na “cabeça”, o grande desafio é colocar no papel e tornar essas ações práticas.
Então separei algumas dicas de como tirar os planos da cabeça, colocar no papel e principalmente entrar em ação. São apenas 06 passos para você seguir e planejar a mudança que você deseja seja na vida pessoal, carreira ou empresa.
06 Passos de um Planejamento Estratégico 2021:
1° Passo: Defina onde quer chegar em Dezembro de 2021, quais os resultados deseja celebrar, quais mudanças deseja estabelecer
2° Passo: Estabeleça prioridades – faça uma lista de todas as ações que precisam ser realizadas
3° Passo: Aplique o método SWOT em cada uma das ações para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças
4° Passo: Defina um Cronograma com Dia, Mês e Ano dessas ações
5° Passo: qual o resultado esperado de cada ação? Melhor que realizar é estabelecer quais resultados essas ações proporcionam para sua vida, carreira ou negócio
Exemplo Prático:
João é empreendedor e quer aumentar as vendas de sua empresa no ano de 2021,e para isso precisa estruturar o setor comercial da sua empresa, veja como ele aplicou os 06 passos acima para tirar o plano da cabeça para o papel.
1° Passo: Em Dezembro de 2021 desejo ter aumentado em 150% as vendas em relação ao ano de 2020. Quero estar com uma equipe comercial com metas estabelecidas, novos 100 clientes ativos e fidelizados, com isso investir em novos equipamentos para a empresa para aumentar a produtividade.
2° Passo: Definir público alvo, Atualizar política comercial, Buscar Novos fornecedores, Contratar um sistema de CRM, Contratar 02 colaboradores para setor Comercial, Buscar novos produtos, criar mix de produtos.
3° Passo: SWOT para cada ação
Definir público alvo
Ter mais foco na prospecção; Criar campanhas específicas para o público;Não perder tempo com clientes desqualificados | Perder alguns clientes que não se enquadrem no perfil ideal; Demorar um período para encontrar o público específico; |
Fechamento mais rápido nos orçamentos; Novo posicionamento de mercado, os clientes podem achar com mais facilidade nossos produtos; Anunciar em canais especifico, onde o publico alvo esta | Diminuir o número de orçamentos diários; Enfrentar uma concorrência mais qualificada; |
5° Passo e 6° Passo:
Cronograma de Ações e Resultados Esperados.
Atividade | Data da Realização | Status | Resultado esperado |
Definir público alvo | 15/01/2020 | Pendente | Novo Posicionamento de mercado |
Atualizar política comercial | 17/01/2020 | Pendente | Manual Comercial com descontos, formas de pagamento, prazos de entrega |
Buscar Novos fornecedores | 25/01/2020 | Pendente | 05 Novos Fornecedores ativos |
Criar mix de produtos | 30/01/2020 | Pendente | Definir produtos de atração e produtos de alta margem. |
Buscar novos produtos | 05/02/2020 | Pendente | Novos produtos para oferecer aos clientes, gerando fidelização e recompras |
Contratar um sistema de CRM | 10/02/2020 | Pendente | Organizar cadastros de clientes, históricos de compras, lembrete de contatos futuros |
Contratar 02 colaboradores para setor Comercial | 15/03/2020 | Pendente | Cada vendedor atingir meta mínima de 40 mil por mês |
Talvez nesse momento você pode olhar para esse artigo e se dizer “nossa isso dá muito trabalho” Uma coisa que digo sempre é o seguinte, se uma pessoa não está disposta a dedicar algumas horas para planejar suas ações, seja da vida pessoal, carreira ou empresa, imagina executar cada uma das etapas.
08 Benefícios de um bom planejamento:
- Ter clareza das etapas a seguir;
- Minimizar os erros e ameaças que podem surgir no caminho;
- Estipular prazo e investimentos necessários;
- Identificar os recursos necessários internos (que dependem de você) externos que dependem de terceiros;
- Mudar a estratégia quantas vezes necessárias enquanto está no papel;
- Buscar oportunidades que possam acelerar os resultados;
- Aumento de Produtividade e Engajamento das pessoas envolvidas no projeto;
- Confiança para tomar decisões;
Priscila Guskuma
Mentora de Estratégia de Negócios
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