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Então vamos lá, chegamos no esperado janeiro de 2021, muitas pessoas e empresas estavam aguardando essa virada de ano para tomar decisões, entrar em ação, iniciar novos projetos, muitas expectativas foram colocadas nesse novo ciclo e o que já é possível perceber são pessoas perdidas em seus planos não sabendo por onde começar. 

Um dos grandes desafios das pessoas de forma geral é colocar seus planos no papel, geralmente dizem que sabem o que fazer e que está tudo na “cabeça”, o grande desafio é colocar no papel e tornar essas ações práticas. 

Então separei algumas dicas de como tirar os planos da cabeça, colocar no papel e principalmente entrar em ação. São apenas 06 passos para você seguir e planejar a mudança que você deseja seja na vida pessoal, carreira ou empresa. 

06 Passos de um Planejamento Estratégico 2021: 

1° Passo: Defina onde  quer chegar em Dezembro de 2021, quais os resultados deseja celebrar, quais mudanças deseja estabelecer

2° Passo: Estabeleça prioridades – faça uma lista de todas as ações que precisam ser realizadas 

3° Passo: Aplique o método SWOT em cada uma das ações para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças 

Análise SWOT: O que é e como fazer? - Meets CRM Online

4° Passo: Defina um Cronograma com Dia, Mês e Ano dessas ações

5° Passo: qual o resultado esperado de cada ação? Melhor que realizar é estabelecer quais resultados essas ações proporcionam para sua vida, carreira ou negócio

Exemplo Prático: 

João é empreendedor e quer aumentar as vendas de sua empresa no ano de 2021,e para isso precisa estruturar o setor comercial da sua empresa, veja  como ele aplicou os 06 passos acima para tirar o plano da cabeça para o papel.  

1° Passo: Em Dezembro de 2021 desejo ter aumentado em 150% as vendas em relação ao ano de 2020. Quero estar com uma equipe comercial com metas estabelecidas, novos 100 clientes ativos e fidelizados, com isso investir em novos equipamentos para a empresa para aumentar a produtividade. 

2° Passo: Definir público alvo, Atualizar política comercial, Buscar Novos fornecedores, Contratar um sistema de CRM, Contratar 02 colaboradores para setor Comercial, Buscar novos produtos, criar mix de produtos.

3° Passo: SWOT para cada ação

Definir público alvo

Ter mais foco na prospecção; Criar campanhas específicas para o público;Não perder tempo com clientes desqualificadosPerder alguns clientes que não se enquadrem no perfil ideal; Demorar um período para encontrar o público específico;
Fechamento mais rápido nos orçamentos; Novo posicionamento de mercado, os clientes podem achar com mais facilidade nossos produtos; Anunciar em canais especifico, onde o publico alvo estaDiminuir o número de orçamentos diários; Enfrentar uma concorrência mais qualificada; 

5° Passo e 6° Passo: 

Cronograma de Ações e Resultados Esperados.

AtividadeData da RealizaçãoStatusResultado esperado
Definir público alvo15/01/2020PendenteNovo Posicionamento de mercado 
Atualizar política comercial17/01/2020PendenteManual Comercial com descontos, formas de pagamento, prazos de entrega
Buscar Novos fornecedores25/01/2020Pendente05 Novos Fornecedores ativos
Criar mix de produtos30/01/2020PendenteDefinir produtos de atração e produtos de alta margem.
Buscar novos produtos05/02/2020PendenteNovos produtos para oferecer aos clientes, gerando fidelização e recompras
Contratar um sistema de CRM10/02/2020PendenteOrganizar cadastros de clientes, históricos de compras, lembrete de contatos futuros
Contratar 02 colaboradores para setor Comercial15/03/2020PendenteCada vendedor atingir meta mínima de 40 mil por mês 

Talvez nesse momento você pode olhar para esse artigo e se dizer “nossa isso dá muito trabalho” Uma coisa que digo sempre é o seguinte, se uma pessoa não está disposta a dedicar algumas horas para planejar suas ações, seja da vida pessoal, carreira ou empresa, imagina executar cada uma das etapas. 

08 Benefícios de um bom planejamento: 

  1. Ter clareza das etapas a seguir; 
  2. Minimizar os erros e ameaças que podem surgir no caminho; 
  3. Estipular prazo e investimentos necessários;
  4. Identificar os recursos necessários internos (que dependem de você) externos que dependem de terceiros; 
  5. Mudar a estratégia quantas vezes necessárias enquanto está no papel;
  6. Buscar oportunidades que possam acelerar os resultados;
  7. Aumento de Produtividade e Engajamento das pessoas envolvidas no projeto;
  8. Confiança para tomar decisões;

Priscila Guskuma 

Mentora de Estratégia de Negócios

www.priscilaguskuma.com.br

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