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Ouço de muitos empreendedores e profissionais que um dos grandes desafios do seu negócio é conquistar novos clientes, eles não conseguem clientes qualificados para vender seus produtos ou serviços. Vejo que muitos empreendedores e profissionais confundem a prospecção com a panfletagem ou distribuição de cartões,  uma pergunta simples para você,  Ao longo dos anos quantos cartões de visita você já entregou? Desses cartões de visitas quantas pessoas te retornaram? Ou seja prospecção é  quando eu pego contato de um potencial cliente não quando eu dou  meu contato para essa pessoa.

Quando eu  consigo pegar esse contato, eu inicio o meu processo de prospecção,  vou qualificar esse cliente, entender se ele segue o perfil que a minha empresa pode atender, começo a organizar a minha lista de clientes, muitas pessoas não conseguem vender porque elas não tem organização do seus contatos,  estão com muitas listagens (mailing) todos misturados, clientes potenciais prontos para comprar estão junto com aqueles que nem sabe o que a empresa oferece, dessa forma começam a ligar para qualquer um perdendo tempo, energia e motivação, pois o resultado não aparece.

Vou deixar aqui para você três dicas para que você conquiste mais clientes:

1° – Tenha definido qual é o cliente que você deseja, onde está esse cliente? Qual é a faixa etária?  Ticket  médio do produto que você deseja oferecer?  É pessoa física ou jurídica. Lembre-se quem diz que vende para todo mundo não consegue vender para ninguém.

Qual é a necessidade desse cliente? Se cliente compra por Dor ou Prazer? Muitos vendedores estão preocupados em tirar apenas pedido,  não se preocupam com a necessidade que atender no cliente potencial. O que explica a falta de sucesso de muitos profissionais, o mercado pede cada vez mais o perfil de vendedor / consultor e mata a cada dia o vendedor tirador de pedidos.

Tenha um processo eficaz de prospecção, você precisa ter vários canais para buscar o seu cliente potencial, seja fazer parte de grupos de Networking ou através das mídias sociais , seja através de eventos. Enfim  você precisa ter um processo para continuar alimentando o seu funil de prospecção é a partir desse passo que todas as outras etapas passam acontecer.

O  grande segredo é colocar em ação,  então o que você aprendeu aqui hoje através desse post?  Qual é o primeiro passo? O que  você pode começar a fazer talvez uma pesquisa na internet? Pedir indicações para quem já são seus clientes?

 Tenha foco quantos clientes por dia você precisa buscar para realmente converter em vendas?  toda prospecção não significa vendas,  prospecção é o primeiro estágio do seu processo de vendas existem mais e oito etapas para você concluir com sucesso em seu processo de vendas então no próximo pois eu quero falar com você de como quebrar objeções dos seus clientes OK então te encontro lá.

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Priscila Guskuma

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