Quem é seu cliente? O poder da qualificação para uma venda assertiva.

No post anterior falamos da importância da prospecção para manter o processo de vendas sempre aquecido, agora nosso segundo tópico é a qualificação! É muito importante saber que nem todo mundo que é prospectado é um cliente com perfil certo ou até mesmo o tomador de decisões para a compra do nosso produto ou serviço.

Aí as pessoas me perguntam: Como assim Priscila? Como posso saber se o cliente é qualificado ou não? Vou te falar, simples, primeiro defina qual é seu produto ou serviço carro chefe da empresa, lembre-se do poder do FOCO, escolha apenas um, esse tem que ser uma “isca” para atrair seu cliente para outros produtos, feito isso a segunda parte é saber qual é a necessidade que seu produto ou serviço atende em seu cliente, lembre-se que as pessoas compram por 2 motivos por Dor ou Prazer, sabendo dessa necessidade, agora é preciso você “desenhar” o perfil do seu cliente, uma ferramenta ótima para isso é o Canvas de Empatia, com ele você vai criar o que chamamos de persona, quem é seu cliente ideal, com gênero, faixa etária, classe social, enfim detalhes que vão ajudar você a criar o seu nicho de mercado.

Com esse perfil pronto, você vai acessar sua listagem de prospecção e vai selecionar os clientes que mais se encaixam nesse perfil, quais possuem mais chances de conversão em vendas, quais são os tomadores de decisões pela compra.

Com essa lista selecionada o que você tem a fazer agora é escolher a melhor maneira de entrar em contato com esses clientes, seja telefone, visita externa, convida-lo para sua loja ou escritório, e-mail, WhatsApp, lembre-se que esses clientes são muito importantes para sua empresa, então tenha muito cuidado nesse primeiro contato, não perca essa oportunidade de mostrar para eles o quanto seu produto/serviço pode ajuda-lo.

Dica: Não deixe de fazer o teste na prática!

Independente do seu segmento você precisa fazer uma apresentação personalizada para seu cliente, entender suas necessidades para então oferecer o que realmente ele precisa, o mercado esta cheio de vendedores medianos, que chegam “empurrando” tudo no cliente sem saber sua real necessidade, saiba que venda é ciência, e o segredo está nas perguntas poderosas que você faz ao seu cliente, através das respostas dele você saberá como realmente pode ajuda-lo.

No próximo post vou te mostrar como preparar perguntas poderosas para entender a real necessidade do seu cliente, para então você realizar uma apresentação personalizada.

Grande abraço e até mais!

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