O que será da minha empresa nos próximos anos? Nos últimos meses venho trabalhando diretamente com o desenvolvimento de pequenas e médias empresas/empreendedores e quando falamos sobre plano de crescimento, o que eles esperam para os próximos um, três ou cinco anos, é incrível como cerca de 90% não sabem onde querem chegar ou simplesmente como desejam estar posicionados no mercado.

Poxa vida! Nesse momento eu começo a entender que parte dos problemas que a empresa vive atualmente estão ligados ao fato de não ter clareza sobre os objetivos e metas que desejam alcançar, como um empreendedor pode motivar e engajar sua equipe se nem ele próprio sabe o que deseja para o crescimento da empresa dele? Uma das primeiras etapas é entender a real situação da empresa hoje, onde deseja chegar e qual o caminho para chegar, poucos investem tempo para pensar no futuro da sua empresa, estão apenas agindo sem direcionamento pensando no hoje, querendo resolver os problemas do hoje, sobrevivendo ao hoje, sem planejar o futuro.

Diante de tudo isso o primeiro setor que olho dentro da empresa é o comercial, e nesse momento fica muito claro porque a empresa esta tendo problemas, na maioria delas não existe processo de vendas, politica comercial, conhecimento do mercado e principalmente conhecimento do seu cliente, as empresas estão apenas preocupadas em vender, vender, vender, não olham para o que o cliente realmente precisa comprar, não tem clareza da real necessidade que seu produto ou serviço atende na vida do cliente.

Não estou escrevendo isso porque encontrei essa situação em uma ou duas empresas, eu tenho encontrado isso nos últimos 05 anos, as empresas que venho trabalhando em um processo continuo conseguimos ótimos resultados e quero muito compartilhar algumas dicas com você, quero que você entenda que só vai acontecer alguma coisa na sua empresa a partir do momento que realizar uma venda, quanto mais qualificada essa venda mais estrutura e segurança você terá para manter a fidelidade dos seus clientes.

Então os nossos próximos posts serão relacionados com a área comercial e marketing, quero que você se envolva nesse processo e prepare-se para atingir novos resultados para sua empresa, não importa se você é um empreendedor, vendedor, gestor, se você entende que esse setor é importante para o crescimento da sua empresa, fique ligado na sequência de postagens.  Para começar hoje quero deixar um teste para você preencher, compartilhe comigo suas respostas: 

Olhando para sua equipe de vendas ou se você mesmo trabalha com vendas, responda:
  • Enxerga a área de vendas como uma ocupação pois não encontrou outra atividade profissional? Ou Enxerga vendas como uma profissão?
  • Acredita na empresa, produto ou serviço que vende?
  • É capaz de oferecer para familiares e amigos ou tem vergonha?
  • Busca melhoria na apresentação dos produtos ou apenas faz como aprendeu quando começou a trabalhar na empresa?
  • Sabe porque o cliente compra seu produto ou serviço? Qual a necessidade que você atende quando vende para ele?
  • Conhece seus concorrentes? Porque o cliente escolhe entre um e outro na hora da decisão?
  • Como você enxerga o seu mercado nos próximos 05 anos, levando em consideração todo o avanço tecnológico que vivemos hoje?

UAU! E aí, o que achou das suas respostas? Compartilhe comigo nos comentários abaixo ou nas minhas redes sociais.
Até a próxima.

NOVIDADES! Agora você pode ouvir meus artigos aqui do blog através do #PodcastdaPri. Para receber toda semana é só me seguir no Soundcloud ou assinar meu canal no iTunes Podcast gratuitamente, assim você receberá uma notificação pelo celular sempre que eu postar um artigo novo.
– Soundcloud: https://soundcloud.com/priscilaguskuma
– iTunes Podcast: https://itunes.apple.com/br/podcast/podcast-da-pri/id1294687595

Comentários

Artigos Relacionados