Líderes pensam e falam sobre soluções. Seguidores pensam e falam sobre problemas. – Brian Tracy

Quando o assunto é liderança muitas pessoas associam a liderança corporativa de equipes, só que a palavra liderança vai muito além, podemos ser líderes de nossas vidas e escolhas, o líder é aquele que tem a capacidade de resolver problemas, esse é o maior prêmio que qualquer pessoa pode conquistar, quando temos algum problema ele simplesmente é fruto da falta de alguma habilidade ou competência nossa, o que nos diferencia de quem somos hoje e quem éramos há 10 anos atrás é o conhecimento e habilidades adquiridas, o que nos difere da pessoa que mais admiramos seja pessoalmente ou profissionalmente é o conhecimento e experiência que ela possui.

Líderes possuem visão clara para o futuro e foco em soluções, seja qual for a área de nossas vidas devemos liderar, assumir a responsabilidade e buscar soluções efetivas, o que mais vejo são pessoas reclamando de seu trabalho, relacionamentos, vida financeira e etc etc. É muito claro o quanto essa pessoa não assumiu a responsabilidade de buscar soluções para seus problemas, não consegue perceber que tudo isso é fruto da sua falta de habilidades, apenas delegam a responsabilidade de suas vidas para outras pessoas ou circunstâncias externas.

Quem não assume a liderança de sua própria vida sempre terá alguém para assumir por ela, viverá em função do outro e não de si mesmo, sua história será construída pela percepção e desejo de outras pessoas que possuem liderança e influência.

Quero te convidar para pensar no seu maior problema que você vive hoje, pelo simples fato de você ter clareza do que está acontecendo , você conseguirá buscar soluções, veja o exercício abaixo (sugiro que anote todas as respostas em uma folha):

  • Pense hoje no maior problema da sua vida
  • Qual sua meta em relação a essa situação, o que você gostaria de ter no lugar?
  • O que você já fez para resolver e não resolveu?
  • Se existisse outras maneiras de fazer isso, quais seriam? (Liste no mínimo 5 soluções possíveis)
  • Das soluções acima, qual funcionará melhor para você?
  • Qual ação você pode tomar agora para resolver esse problema?
  • Como você poderá ter certeza que foi resolvido? Qual a evidência?
  • Qual habilidade você precisou utilizar na potencialidade máxima ou desenvolver? E como poderá utilizá-las em outros problemas em sua vida?

Após ter anotado e analisado os resultados, você vai ter adquirido a habilidade de saber lidar com as situações da vida de maneira estratégica, assim, será possível tomar decisões sem que elas sejam erradas ou precipitadas, adquirindo o tão sonhado controle da sua vida.

Comentários

Artigos Relacionados