Vendas é uma das profissões mais difíceis que existe e sempre será, o profissional de vendas deve ser uma das pessoas mais valorizadas na empresa, pois só a acontece algo a partir de uma venda, desde o presidente ao faxineiro todos dependem que aconteça uma venda para continuarem trabalhando.

Sempre gosto  de destacar que uma pessoa antes de se tornar  um vendedor precisa ter um propósito muito grande em fazer o que faz, precisa estar disposto a aprender sempre, inovar a sua atuação e principalmente  enfrentar muitos desafios.

Vendas é uma das profissões que elevam o patamar de vida dos profissionais que estão dispostos a se desenvolverem e principalmente buscar melhores resultados sempre.

Como falamos anteriormente em nosso processo de vendas o FECHAMENTO é o sétimo passo, com certeza um dos momentos mais desafiadores, pois aqui o vendedor pode colocar tudo a perder se não souber o momento certo de puxar para a venda, tudo pode acontecer.

O sonho de todo vendedor  é o cliente já perguntar “Como eu faço para comprar? Ou quando pode me entregar?” isso é o que todo vendedor espera ao final de uma apresentação, só que na maioria das vezes não é assim,  existem vários fatores pelos quais esse momento se torna tão difícil, um deles são as experiências negativas anteriores do cliente, ele tem medo de cometer um erro, de pagar muito caro, medo de ser criticado por outras pessoas  pela compra e o medo de comprar um produto ou serviço inadequado e saber que poderia ter comprado outra coisa.

O segundo ponto critico é o medo do vendedor de ouvir NÃO, medo da rejeição, ele não quer levar tudo a perder, principalmente a conexão que criou com o cliente, então evita tomar uma iniciativa firme que define o  fechamento do cliente. Muitos dos clientes demoram para tomar decisões pois o que você esta oferendo para ele exigirá algo a mais, que pode tirar ele da sua zona de conforto, por exemplo um novo sistema para empresa demandará novos treinamentos e habilidades, um  novo serviço exigirá mais dedicação.

Muitas vezes o cliente precisa do seu produto ou serviço porém não esta disposto a ter que sair da zona de conforto que permanece para que possa implantar as mudanças necessárias, a grande chave é observação, facilite para que ele possa tomar a decisão, fique atento as perguntas que ele te faz sobre: Prazo de Entrega, Garantia, Condições de Pagamento.

Lembre-se que no fechamento sempre é o vendedor a parte mais interessada, pois até aqui você foi quem mais investiu tempo e expandiu a visão de necessidade do seu cliente, ou seja, se ele não comprar de você ele comprará do seu concorrente.

“Reconhecer sinais de compra é essencial para o sucesso como representante de vendas. Você passará a venda para os outros se não conseguir reconhecê-los. E isso acontece com muita gente”. – Jeffrey Gitomer

Crie táticas para o fechamento, perguntas como: “Fica melhor para você receber o período da manhã ou tarde?”, “Prefere pagamento no cartão ou Boleto?” “O cadastro será em seu nome ou da empresa?”

Assim por diante, tome a iniciativa para o fechamento, pense que você chegou até esse momento e não pode sair sem o pedido do cliente, para que você consiga avançar para a próxima etapa do processo de vendas que é Foloow up e Entrega.

Agora é hora do desafio de 0 a 10 dê uma nota o quanto você é assertivo para chamar o cliente para o fechamento, e o que você pode fazer melhor na próxima reunião?

Um grande abraço! Te encontro no próximo passo!

Priscila Guskuma

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